O dia 31 de Julho é celebrado o Dia da Mulher Africana. Este dia foi definido em 1962, na Conferência das Mulheres Africanas em Dar-Es-Salaam/Tanzânia, onde 14 países africanos participaram de debates junto com oito Movimentos de Libertação Nacional, nesta ocasião foi criada organização Panafricana das Mulheres.
Nesse dia há muito o que se discutir principalmente sobre o papel da mulher na reconstrução da África, no combate à propagação da SIDA, na educação e na garantia da paz e da democracia.
Com a descolonização de África, na segunda metade do século XX, muitas mulheres passaram a exercer funções no mercado, mas com remuneração inferior a do homem.
Em África a mulher continua sendo discriminada e subjulgada. Mas também têm conquistado espaços no mercado de trabalho e de poder.
Em todo o continente a mulher continua sendo a mais pobre, a que mais sofre violência de todo tipo e a mais vulnerável à infecção pelo HIV/SIDA.
Mas toda essa problemática não pode ofuscar as características marcantes da mulher africana no colorido de suas vestes, na alegria do seu sorriso e no seu amor a família.
Parabéns Mulheres Guerreiras!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário