segunda-feira, 18 de junho de 2012

Nhamacanguere


EU sendo engolida pelas bagagens..rs

Antigamente quando eu fazia alguma uma viajem sempre sabia meticulosamente tudo sobre o roteiro, mas depois que Deus mudou o roteiro da minha vida, essas organizações pessoais também sofreu algumas modificações. rs.
Agora desde que fui convocada por Deus para missões transculturais, praticamente só sei que vou, mas não sei quando nem como ou para onde vou! Literalmente tenho experimentado aqui em Moçambique ser simplesmente como o vento que sopra a onde quer.
Hora da farofa
Esta semana (14/06 até 23/06) estou em viajem com os lideres da base Catedral da Família os missionários Rondon/Natalia para o norte do país com a expectativa de visitar dez congregações da Igreja perfazendo aproximadamente 2000km. Na primeira localidade chamada Nhamacanguere o missionário Rondon teve que resolver uma questão muito interessante.
A igreja Catedral da Família esta desenvolvendo um projeto social de abertura de poços com fontenalia (água aqui é um problema gravíssimo, vou falar disso em outro post) e latrinas para atender os irmãos da Igreja e também a comunidade local. Alem disso o projeto social promove o desenvolvimento sustentável através de investimento para a formação de cooperativas, treinamentos, empreendedorismo, empregabilidades entre outros.
Missionário Rondon conferindo a fontenalia
Nhamacanguere fica em Savane um distrito cidade do Dondo localizada a 80km. Essa comunidade é extremamente pobre e como em quase todo o país vivem da cultura de subsistência e da pesca no Rio Savane.
EU na Fontenalia
Vamos ao caso explicando o seguinte: Esta região foi uma das primeiras a receber todos os benefícios do projeto social da Igreja Catedral da Família, juntamente com os instrumentos para a pesca e comercialização de peixe seco através de cooperativa.
Mas quando chegamos ao local para ver como a comunidade estava gerenciando todos os benefícios fomos informado que o líder da região estava proibindo as pessoas de usarem o material de pesca e colocando temor no uso da água do poço, pois ele possui o entendimento que se não procedesse com rituais para os ancestrais e os espíritos tudo esta amaldiçoado.
EU sendo recepcionada
Por isso o líder da região pediu ao missionário Rondon dinheiro para comprar bebida alcoólica, cigarro, esteira entre outras oferendas para dedicar aos espíritos e assim a comunidade ficar liberada para usar a água e pescar com os instrumentos no rio. Caso esses rituais não fossem seguidos os membros da igreja seriam atacados por crocodilos e/ou outras tragédias que poderiam advim sobre essas pessoas.
Pastor Assane
Peixinho frito..delissaaaa..
Esta foi uma oportunidade maravilhosa onde o missionário Rondon explicou sobre o evangelho libertador de Jesus Cristo e convenceu aquele homem sobre os enganos que aprisionam a alma fazendo referencia que nos já somos protegidos por Deus e somente a Ele dedicamos todas as coisas. 
By Orcélia Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário