sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Nem tudo é África


Resolvi reproduzir algumas informações de um blog muito legal http://gramadavizinha.wordpress.com/ Que ajudar a entender um pouco sobre  o continente Africano de maneira bem humorada.  Vou postar apenas algumas linhas, mas você pode acessar e conferir todo o texto e outras incríveis histórias.
“Nem tudo é África. África é apenas um continente que abriga uma diversidade de países, culturas, regimes econômicos e políticos e por aí vai. Apenas? É, eu não diria “apenas” pois o continente africano possui 54 países independentes e é o 3˚ mais extenso e o 2˚ mais populoso do mundo*. Mas por que então quando queremos falar dos países africanos rotulamos logo como “África”? Por um acaso quando queremos falar de Brasil dizemos “América”? Não. Vai entender…
A África não é só o que você assiste nos Discovery Channel, Animal Planet e Globo Repórter da vida. Nem tudo é safari e nem todos são negros.
E quando vamos falar de um país africano “menos conhecido” como Moçambique onde moro hoje? Ah, como “ninguém conhece” Moçambique é só botar África que da no mesmo. NÃOOOOOO! Não da no mesmo! Você diria que Egito e Angola são a mesma coisa??? Pelo pouco que vê na TV acredito que você responderia: não.  (ah, e aproveitando realmente Egito, Marrocos, Tunísia e etc também ficam na África, na parte norte mas é África) Pois então, eles estão na África, mas cada país tem sua história, identidade e cultura, sendo simplista demais resumí-los ao nome do continente.


Bom, como eu disse também, não há somente negros na África. Outra mania besta que adquirimos. Povos diferentes tomaram estas terras no passado, países colonizaram este lugar, logo, hoje há uma grande miscigenação. Em muitos países a maioria da população é negra sim, já que graças a Deus não fizeram aqui o que fizeram com os índios no Brasil, os donos da terra africana sobreviveram as brutalidades e explorações. Mas por exemplo, na África do Sul onde aconteceu o triste episódio do Apartheid, há uma significativa porcentagem de brancos, cerca de 20%.
É claro que há miséria, epidemias como SIDA (AIDS), animais selvagens e tudo aquilo que você vê quando falam em África, mas há um outro lado. Uma África que tem tudo para se desenvolver, crescer e surpreender o mundo!" 
Esse texto se encontra no http://gramadavizinha.wordpress.com/ e foi escrito pela brasileira Sâmela Silva.


Um comentário:

  1. Obrigada pelo carinho! Quando estiver em Moçambique não deixe de me procurar! Bjos e muita África pra você!

    ResponderExcluir