quinta-feira, 8 de março de 2012

Entenderemos agora o tempo e o porquê desta ordem

É uma estratégia que não é simplesmente geográfica, mas fundamentalmente cultural. Com "cultural" queremos dizer que os povos culturalmente definidos são nosso alvo, não regiões geográficas em si. A grande comissão manda fazer discípulos de todas as nações, etnias, segundo o texto original (Mt. 28:19). 


A tradução "nações" é um tanto infeliz, porque dá a ideia de países politicamente definidos, em vez de grupos étnicos ou povos culturalmente definidos. O mandamento é no sentido de discípular as etnias.


Este conceito está mais próximo da idéia bíblica e ilumina imensamente a tarefa missionária atual. No Brasil, há inúmeros grupos culturalmente distintos (veja o excelente filme da Visão Mundial sobre estes povos). Somente em São Paulo há um milhão de japoneses, 430.000 portugueses, 400.000 italianos, 200.000 chineses, 180.000 espanhóis e não poucos coreanos, ciganos, alemães, sírios e outros. No país há centenas de tribos indígenas. Mas, vamos pensar em termos mundiais. 


Os missiólogos dizem que há aproximadamente 24.000 povos culturalmente definidos no mundo. Metade destes ainda não possui uma igreja cristã que possa continuar o trabalho de evangelização. Ora, se atualmente a evangelização destes povos não pode ser realizada por eles mesmos, isto exige alguém de outra cultura para evangelizá-los. Precisa-se, então, de missionários transculturais, pois cristãos têm que cruzar barreiras culturais para alcançá-los.
No período que compreende o inicio da missão, vemos claramente que houve uma ordem de discípulos que permaneceram em Jerusalém e outros que se espalharam por toda a Judéia, Samaria e por fim aos confins da Terra.


O grande problema está na interpretação de quando é feito o trabalho em cada povo.
Ao dizer tanto em Jerusalém, existe uma exortação para não acontecer preconceito de cultura. Todos os ouvintes judeus atenderiam o seu próprio povo por serem extremamente patriotas e preconceituosos com relação aos que não são judeus.
Devemos entender a problemática que existe do povo que ouve a lei mosaica desde sua infância e são religiosos ao ponto de terem matado o Messias sem se darem conta.
Há por outro lado, alguns que são judeus por conversão mas pertencem a outros povos e a estes ha o pedido de Jesus no versículo 4 de Atos 1, ou seja, que não se ausentassem até que...


Se existe esta exortação não é em vão. Com certeza haviam entre eles aqueles que já queriam regressar para suas regiões.
Logo depois da exortação vem a resposta do tempo que isto deveria durar: até que...
Ou seja, depois que houvessem recebido a promessa do Pai, não estariam mais limitados a Jerusalém. Daí o trabalho precisa ser feito
ao mesmo tempo que.



Os apóstolos permaneceram em Jerusalém, mas outros discípulos voltaram para seus povos. Na capital da Judéia, Jerusalém, todos estavam cumprindo o evangelho. Havia comunhão, fervor do Espírito e conversões acontecendo. Pedro está defendendo a fé em Cristo com todo fervor. Após a entrada de Felipe na história é que vemos uma atuação eficaz em Samaria e então se narra toda a divulgação do Evangelho por diversas regiões.

Logo em seguida entra Saulo de Tarso na história, e então a partir de Jerusalém, que enviou os missionários, espalhou-se as boas-novas por todas as Regiões e a todo os povos. (Rm.15:19)

Jerusalém não parou seus trabalhos por causa da obra missionária. A igreja cresceu e prosperou ao mesmo tempo em que a expansão do Evangelho por toda parte.

Confins da Terra...Deus quer o conhecimento de seu Filho por todas as extensões de terra.

É simples de entender. Se a salvação do homem encontra-se única e exclusivamente em Cristo e Deus quer a salvação de toda a humanidade, então, eu preciso compreender que ou eu amo a missão de Deus juntamente com Ele ou eu não o amo. Todo e qualquer cristão que não se interessa por missões deve duvidar de sua salvação!

O que diz Romanos 10:14 é que há uma preocupação de que não há invocação entre os povos para a salvação e não está difícil de resolver a situação. Os povos precisam de uma igreja que envie alguém que anuncie Jesus de uma forma que os que ouvem entendam e creiam afim de que invoquem a Ele.

Se nós não estamos preocupados com este envio, logo estamos dizendo que não nos importamos com a perdição destes milhares de povos que morrem sem invocar o Nome do Senhor.

Será que é justo nós termos uma igreja perto de nossas casas e às vezes cinco igrejas em volta da nossa e podermos ir ouvir o Evangelho quatro vezes por semana, sendo que existem povos ao mesmo tempo em que não sabem quem é Jesus e nunca ouviram falar de que existe salvação?

Nós somos igreja de Cristo na Terra e embaixadores d'Ele! Não foi em vão que Ele nos encheu de seu Espírito Santo. Somos uma igreja pentecostal, mas não para apenas participarmos de cultos. Fomos impactados para levarmos o Evangelho, Testemunho Fiel de Cristo aos povos.

Acredito que uma das razões do porque não estar acontecendo Batismos com Espírito Santo em nossas igrejas é justamente porque não há nenhum interesse da extensão da igreja em muitos de nossos membros!

Hoje temos dificuldades de colocarmos irmãos nas ruas para entregarem folheto, porque é que Jesus precisa encher nosso povo?

Jesus derramará do seu Espírito para falarmos em línguas apenas?

Devemos nos envolver com a igreja e urgentemente nos aproximarmos mais da obra transcultural! Deus quer voltar a batizar com seu Santo Espírito o povo que está em Jerusalém, mas está pronto para ir de encontro com seus conterrâneos e levar a boa-nova aos seus familiares. O Poder de Deus não está preso nem limitado. Deus está buscando homens e mulheres valentes que sinceramente estão dispostos pelos povos que estão além de si mesmos. (Rm.15:20)








Nenhum comentário:

Postar um comentário