terça-feira, 29 de maio de 2012

Somos todos Jovens

By Orcélia Sales


Ser Jovem é uma etapa da vida onde pairam as duvidas, incertezas, sonhos, desejos de conquistas é também uma fase decisiva nos desenvolvimentos dos relacionamentos afetivos que poderá culminar em matrimonio.
Geraldo e EU
Aqui em Moçambique quando a pessoa deixa de ser criança, então já é um jovem. Por exemplo, o Geraldo filho adotivo dos missionários Rondon/Natalia tem 14 anos e faz parte do grupo de jovens da nossa igreja Catedral da Família - Dondo, mas também no grupo temos a presença de maiores de 30 anos.
O jovem moçambicano tem grande dificuldade de sonhar e pensar sobre o seu futuro, infelizmente devido os anos em que o país ficou em guerra e as questões políticas que envolvem pouco ou nenhum investimento em áreas primarias como a educação tem refletido em uma grande parcela de jovens analfabetos. Isso tudo tem levado ao crescente aumento das DSTs, gravidez precoce.
Culto de Jovens no discipulado
Alem do analfabetismo outro problema grave é o HIV/SIDA que tem dizimado milhares de vidas.  Aqui em Moçambique a expectativa de vida gira em torno de 47 anos, pois muitas outras doenças tais como malaria, tuberculose etc. afetam a população.
A programação que desenvolvo com os jovens aqui na nossa Igreja é sempre no período vespertino a partir das 14 horas.
Jovens no culto 
Nas terças-feiras existe o discipulado com estudos bíblicos dos temas: A Bíblia Sagrada; O Deus do Cristianismo; Jesus Cristo; O Espírito Santo; A Vida Eterna; O Batismo; A Luta Contra o Pecado; Em Busca da Santificação; A Igreja; A Ceia do Senhor; Os Dízimos e as Ofertas; O testemunho Cristão. Cada tema é desenvolvido em duas oportunidades, pois todas as dúvidas sempre são sanadas e também devido à dificuldade dos jovens no manuseio da bíblia.
O sábado é o dia do culto propriamente dito onde os jovens dançam, cantam e após a pregação é feito um compartilhar da palavra em pequenos grupos.
É comum em quase todos os cultos a carência e as vezes inexistência mesmo de bíblias, só pra se ter uma ideia em um grupo de 30 jovens, aproximadamente oito tinham bíblias e destes apenas dois conseguiram abrir corretamente nos livros bíblicos que solicitei.
Igreja Catedral da Familia
Hoje um dos jovens me chamou a atenção, pois solicitei que lesse o texto em voz alta, então ele me disse que não sabia ler, essa realidade é muito comum por aqui. 
Acho que você notou que os desafios que estou enfrentando são enormes, mas Deus conta comigo e eu quero corresponder com muita excelência nessa jornada de missões transculturais. Será que Deus pode contar com você? Orando, Divulgando ou Contribuindo? 
Deus abençoe a sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário